Em uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (15/7), na Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), membros da gestão superior, por meio da Comissão Geral de Concursos (CGC/UEA), receberam representantes do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) e da Associação dos Trabalhos Haitianos do Amazonas (Atham).
A ocasião foi organizada para possibilitar uma aproximação da UEA com a comunidade de refugiados de Manaus, cidade que concentra o maior número de imigrantes em situação de refúgio no estado, além dos municípios do interior, com o objetivo de divulgar a existência de vagas suplementares destinadas a pessoas em condição de refugiados e garantir o acesso ao ensino superior de forma menos burocrática e mais inclusiva.
Durante o encontro, foi abordado o Projeto Ampliar, iniciativa que garante, na edição do Vestibular 2025, acesso 2026, 57 vagas para pessoas em condição de refugiados nos mais variados cursos de graduação, sendo 25 vagas para o interior do estado e 32 vagas para Manaus, com a inclusão de 3 vagas para o curso de Medicina.
O pró-reitor de Ensino de Graduação da UEA, Prof. Dr. Fábio Carmo Plácido, representando o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, reafirmou o compromisso da UEA com a inclusão e a justiça social.

“A oferta dessas vagas é fruto de um trabalho coletivo, que envolveu sensibilidade, planejamento e articulação entre diferentes setores da universidade. Acolhimento”, disse.
Para o diretor da CGC, Prof. Dr. Jonas Oliveira, a reunião com a Acnur é importante para que a UEA continue se aproxime gradativamente da população e disponibilize ainda mais vagas nos próximos anos.

“Temos cursos de grande procura, como Medicina e Direito, participando da iniciativa. Isso contribui para a integração dos refugiados à população amazonense e oferece melhores condições de futuro para eles e suas famílias”, destacou.
Para o presidente da Atham, Abdias Dolce, a reunião marca a ação da UEA como fundamental diante do cenário global, pois acolhe pessoas que contribuem com avanços sociais e acadêmicos.

“Sem acesso a oportunidades, é difícil que consigam contribuir com a sociedade que as recebe. Essas vagas oferecidas hoje serão, no futuro, fruto de uma política pública consolidada pelo Brasil, pelas universidades e pelos estados”, afirmou.
Disposição das vagas
Na capital, são disponibilizadas 32 vagas divididas entre os cursos de: Educação Física (2), Enfermagem (1), Medicina (3), Dança (2), Música (2), Teatro (3), Turismo (2), Engenharia Civil (3), Engenharia Elétrica (3), Engenharia de Materiais (3), Engenharia Naval (3), Ciências Contábeis (2) e Direito (3).
No interior, são disponibilizadas 25 vagas distribuídas entre os municípios de Itacoatiara, Parintins e Tefé.
Para maiores informações, confira o Edital do Vestibular 2025, acesso 2026, da UEA: https://www.vunesp.com.br/UEAM2501.